Pages

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FURIA DA NATUREZA - TEMPORAL PROVOCA DESLIZAMENTO E MORTE EM RODOVIA DO RIO

Um casal e a filha de seis meses que viajavam de carro foram soterrados pela terra que deslizou durante um temporal na rodovia Rio-Teresópolis

Nesta manhã, ruas que estavam secando voltaram a virar rios. Pouca gente se arriscou a caminhar na lama. Em Duque de Caxias, o nível da água começou a baixar. Só agora dá para ver a dimensão dos estragos.

O bairro Jardim das Flores foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas nesta madrugada em Duque de Caxias, várias ruas estão alagadas.

Numa casa, os moradores perderam os sofás e improvisaram como uma ponte na calçada. Uma bomba d’água também foi improvisada no quintal para retirar a água acumulada.

"Perdi o dia de trabalho, ninguém pode sair, água toda ruim, as crianças doentes, perdemos muita coisa!”, diz Bernardete da Silva, empregada doméstica.

Os moradores de Belford Roxo, município que decretou situação de emergência, hoje enfrentaram mais dificuldades.

São muitos os estragos causados pela chuva. No Parque Fluminense, uma família vive momentos de desespero e muita preocupação. Um barranco o próximo da casa não pára de ceder, parte de uma casa vizinha já foi soterrada e a rua que existia encima praticamente desapareceu e agora eles temem que algo pior aconteça.

“Quando chove parece um rio, a gente corre pra abrir buraco pra água passar, porque se não passar leva tudo. E tem casas lá embaixo, as pessoas podem ficar soterradas”, diz Joelma Moreira Cerqueira, moradora.

Uma escola pública se tornou um ponto de apoio para as vitimas de enchente. No pátio foi montado um hospital de campanha, as salas de aula viram abrigos para quem não pôde voltar para a casa; No local chegam todas as doações, três mil pessoas só no município de Belford Roxo estão cadastradas para receber ajuda e elas precisam principalmente de roupas comida e água para beber.

"Ontem mesmo não jantei porque não tinha nada dentro de casa, e hoje pelo menos tem leite da minha filha, então estou muito feliz", diz Rosenéia Castro, dona de casa.

A estrada que liga o Rio de Janeiro a Serra Fluminense está interditada nos dois sentidos. Nesta manhã o risco de novos deslizamentos prejudicou os trabalhos dos bombeiros.

Foi na altura do quilometro 90 que a terra desceu. Dois carros passavam pela estrada e ficaram soterrados. Em um deles viajavam um homem, uma mulher, um bebê de seis meses e avó da criança. Apenas a avó sobreviveu.

Logo atrás vinha um outro carro, que também foi atingido, mas o motorista conseguiu escapar.

E também ontem na BR 140 em Petrópolis, um carro onde viajavam cinco pessoas caiu dentro de um rio. Chovia forte, o motorista perdeu o controle do carro. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário