Pages

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ÔNIBUS ESPACIAL ATLANTIS ATERRISSA NA FLÓRIDA APÓS 11 DIAS DE MISSÃO

Além de 7 astronautas, nave traz de volta sistema de reciclagem de urina.
Também retornam camundongos usados em experimentos científicos

O ônibus espacial Atlantis aterrissou nesta sexta-feira (27) às 12h44 (hora de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida) após 11 dias de missão de reparos e ampliação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A Atlantis havia se desacoplado da ISS na quarta-feira (25) às 7h53 de Brasília.

Além dos seis tripulantes, o ônibus espacial retorna à Terra com a especialista Nicole Stott, que ficou quase três meses no complexo orbital.

A partida de Stott se dá seis dias antes do retorno previsto à Terra de três outros tripulantes da estação, deixando o complexo com apenas dois ocupantes pela primeira vez desde 2006. Reforço deve chegar em 23 de dezembro. Apenas em março a estação voltará a ter tripulação completa de seis membros.

Também voltaram o sistema de reciclagem de urina da estação, que está quebrado e seis camundongos que estavam na ISS desde o final de agosto, para uso em experimentos científicos. Três deles morreram (mas os cientistas não têm certeza da causa mortis).

A próxima viagem de um ônibus espacial até a estação está prevista para fevereiro.

Na mão de russos, europeus e japoneses Durante a missão encerrada hoje, foram entregues e instalados equipamentos que manterão a ISS operando após o encerramento do programa de ônibus espaciais americanos, no próximo ano ou no mais tardar no primeiro trimestre de 2011.

Projeto conjunto de 16 países, a estação passará a ser abastecida por espaçonaves de carga russas, europeias e japonesas, nenhuma das quais tem capacidade para transportar tanques e giroscópios pesados levados pelos ônibus espaciais.

Os astronautas passarão a voar exclusivamente em cápsulas Soyuz russas, ao custo de cerca de US$ 50 milhões por assento.

Foto: Nasa - 22/11/2009

Foto tirada da seção russa da Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa - 22/11/2009)

Os EUA vêm desenvolvendo uma nave para tomar o lugar dos ônibus espaciais , mas ela não deve ficar pronta antes de 2015 ou mais. Um comitê de avaliação convocado pela administração Obama para rever os programas espaciais humanos da Nasa determinou que a nova nave não ficará pronta antes de 2017.

Além de voar até a ISS, que atualmente tem verba para funcionar apenas até 2015, as novas naves estão sendo projetadas para levar astronautas à Lua e outros destinos no sistema solar. Mas o programa está sendo revisto.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário