Pages

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Natal – FEVEREIRO SANGRENTO: MÊS TEVE PELO MENOS 21 CASOS DE EXECUÇÕES

O mês de fevereiro está marcado pelas execuções. Apesar do Instituto Técnico-Científico de Polícia ainda não ter fechado as estatísticas, um levatamento feito indica que desde o dia primeiro foram pelo menos 21 casos de mortes com características de execução.

Os números revelam uma realiadidade preocupante, inclusive, entres os casos, estão duas chacinas, uma contra chineses e outra no Gramorezinho.

A reportagem consultou o histórico de matérias do mês de fevereiro e constatou que só na última semana, da segunda-feira da semana passada até a noite de ontem, foram 12 homicídios por arma de fogo.

Na maioria deles, as vítimas foram assassinadas com vários tiros e sempre os criminosos estavam em duplas e motocicletas. Para explicar tantos crimes, a Polícia Civil atribui à presença de grupos de extermínios agindo no Rio Grande do Norte.

O delegado geral Elias Nobre chegou a declarar que atualmente cinco grupos são investigados por homicídios. Os casos, a princípio, não têm ligação, mas, geralmente são referentes ao acerto de contas.

Nesses casos, os executores agem sem chance de defesa para as vítimas. Os relatos mostram que elas são pegas de surpresa, na maioria das vezes a noite. Em algumas situações, como na chacina do Gramorezinho, os quatro jovens mortos foram encontrados algemados, o que reforça a possibilidade da presença de policiais no crime.

A quantidade geral de mortes é ainda mais preocupante quando se leva em conta os assassinatos que não tiveram características de execução. No início do mês, por exemplo, Carlieudo Nascimento da Silva, de 26 anos, foi morto depois que invadiu uma igreja e agrediu um pastor. Além dele, Jean Costa Ferreira, de 25 anos, foi assassinado com golpes de faca e teve o braço decepado, no Bom Pastor.

Sem solução
Mesmo acreditando na presença de grupos de exterminio e investigando esses casos, a polícia ainda não conseguiu desvendar os princinpais. Na morte dos chineses, no dia sete deste mês, a polícia ainda não chegou aos acusados, embora declare que tem suspeitas.

Os dois casais foram encontrados mortos em uma estrada de Macaíba depois de passar quatro dias desparecidos. O caso está sendo investigado pela Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

A outra chacina foi cometida no Gramorezinho, na quinta-feira da semana passada. Neste caso, os jovens foram encotrados algemados e com várias marcas de tiros. Dois homens foram presos suspeitos de participação nesses crimes.

No entanto, uma pistola calibre ponto 40 apreendida com eles foi levada ao Itep para perícia e acusação contra eles só poderá ser feita caso se confirme que os disparos que matarm os jovens tenham sido efetuados da arma. Este caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Crimes de execução
A polícia caracteriza de execução o homicídio em que a vítima é morta com vários tiros, sem chance de defesas. Além disso, os responsáveis por esse tipo de assassinato agem em dupla ou quem bando.

Outro ponto de destaque é o calibre das armas utilizadas nesses crimes. Geralmente, os bandidos utilizam pistolas, que ao contrário de revólveres, tem maior autonomia para que mais disparos sejam efetuados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário