Pages

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gripe A: meta de vacinação é atingida em apenas dois grupos de risco

Três outros grupos da população estão aquém do objetivo de 80%. Ao todo, a SMS alcançou até agora o índice de 60% do público pretendido na capital.

Desde 8 de março, data de início da campanha de imunização contra a Influenza A da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), três etapas já foram concretizadas, atingindo cinco dos grupos de risco. Destes, apenas dois conseguiram alcançar os 80% de cobertura, percentagem da população alvo estipulada pelo Ministério da Saúde como meta.
Em Natal, entre os grupos já vacinados, os índices chegaram a aproximadamente 60%, de acordo com a SMS. Isoladamente, os únicos que conseguiram alcançar esta percentagem foram os profissionais de saúde e as crianças entre seis meses e dois anos. No primeiro, a cobertura chegou a 107,23% do esperado, com 8.645 trabalhadores imunizados. No segundo, um total de 17.542 crianças recebeu a dose infantil da vacina, totalizando 94,51%.
Os portadores de doenças crônicas menores de 60 anos, por sua vez, foram 58,64% cobertos, com 40.745 pacientes atendidos. A população saudável de 20 a 29 anos, considerada um dos grupos mais atingidos pela doença, foi 57,45% imunizada. Ao todo, foram vacinados 91.952 jovens. Por fim, as gestantes obtiveram cobertura de 59,18%, o equivalente a 7.176 das grávidas.
Ao todo, já somam 181.983 as pessoas vacinadas pela SMS contra a Influenza A. Em todo o Brasil, mais de 30 milhões já foram imunizados. Os índices, no entanto, deixam a desejar. No início da campanha, a expectativa era de atingir 62 milhões de pessoas contra a nova gripe. A vacinação segue até 21 de maio, com o Ministério da Saúde tendo que praticamente dobrar o número de imunizados. Até 8 de maio será a vez dos idosos portadores de doenças crônicas, seguidos da população saudável na faixa etária entre 30 e 39 anos.
Estima-se, por outro lado, que o objetivo seja alcançado em Natal. Pelo menos é o que garante a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Annie Azevedo, garante. Para atingir a meta, ela afirma que será dada continuidade às três primeiras etapas, mesmo tendo se esgotado o prazo dedicado a elas. "Quem estiver em qualquer grupo de risco ainda pode procurar os postos de saúde para assegurar a sua dose", enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário