Pages

domingo, 28 de novembro de 2010

Wilma de Faria fala de política, Operação Hígia e futuro no legislativo

Política, acusações de articulação pelo poder e comentários sobre futuro no legislativo foram os principais temas da entrevista do jornalista Diógenes Dantas a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB) na última sexta-feira (26). Na semana em que a Justiça analisa os depoimentos dos acusados da Operação Hígia, que envolve o seu nome e o do seu filho, a "Guerreira" Wilma de Faria como é conhecida no cenário político negou qualquer envolvimento de seu nome e do seu filho.
Com quase 20 anos de vida pública com atuação no poder legislativo como deputada federal e no executivo como Prefeita do Natal e Governadora do Rio Grande do Norte, Wilma contou como se sente em relação a política e as acusações do suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde na época da sua gestão.
"Tenho coragem de continuar a luta e isso é o mais importante", argumentou. Emocionada, Wilma conclamou a classe política para "brigar" pela continuidade de Natal como sede da Copa de 2014 e desejou sucesso a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM).

Sobre seu futuro político, Wilma descartou a possibilidade de ser candidata a prefeita de Natal em 2012, mas disse que quer voltar ao legislativo, provavelmente como na Câmara Federal ou no Senado em 2014.

Ela comentou ainda sobre a participação do PSB no governo de Dilma Rousseff (PT) através do seu nome ou de outro nome do partido que tem aliança nacional com a presidnente eleita.
Estes e outros assuntos você confere na íntegra na entrevista abaixo.

Diógenes Dantas
- Governadora Wilma de Faria, vamos começar com um assunto mais indigesto neste momento para a senhora que é a questão da Operação Hígia. Os depoimentos começaram ontem e um dos acusados, o empresário Anderson Miguel, fez duras acusações e denúncias contra o seu filho e contra a senhora mesmo, porque ele disse que a senhora tinha conhecimento de todo esse esquema de corrupção dentro do Governo que foi denominado como Operação Hígia. O que a senhora tem a dizer sobre as afirmações deste empresário ontem?
Wilma de Faria - Eu não vou aqui questionar as declarações de um réu confesso. Eu tenho uma estória de vida que foi acompanhada pelo povo do Rio Grande do Norte, onde passei 16 anos no executivo, sou a mesma pessoa, com declaração de imposto de renda - que é verificada e analisada por toda a classe política, por todos aqueles que atuam na justiça - então não adianta querer jogar lama em cima de mim, que muitos querem. E às vezes, determinadas pessoas - quem sabe - não está a serviço de alguém ou de algum grupo? Quem sabe? Eu não vou aqui fazer algum tipo de acusação, agora estou indignada com tudo isso. Minha indignação é imensa. Eu me lembro muito bem do que aconteceu comigo logo que eu assumi o Governo. Nunca quiseram que eu fosse líder do Estado, me aceitaram como líder da capital e quando eu assumi o governo, eu me lembro que pouco tempo depois, um processo para investigar um possível recurso, uma suposta conta que eu tinha na Suíça, uma coisa mal feita, porque a denuncia era muito mal feita. Era uma coisa feita no computador, todo mundo tava vendo que era uma coisa que não tinha sentido. Eu fui a única investigada, que teria essa suposta prova contra mim - que não era prova - e depois que o Ministério Público Federal, nós tivemos o próprio procurador, Geraldo Brindeiro, que me investigou, terminou a investigação dizendo que o MPF aqui do Rio Grande do Norte investigasse que foi que fez aquela armação contra mim. Esse foi o resultado de tudo. Então, eu vejo isso muito semelhante a tudo que eu passei. Foi muito sofrimento, foi um ano e meio as pessoas falando sobre essa possível acusação contra mim e quando veio o termino de todo este processo, as manchetes e a as notícias foram bem curtinhas. Então, você é condenado por antecipação e injustamente.
DD – No caso do depoimento de Anderson Miguel, ele afirma que pagou em torno de R$ 3 milhões em propina, dinheiro que tinha como destinatário principal o seu filho Lauro Maia que chegou a ser preso naquela ocasião pela Polícia Federal. Em algum momento, a senhora tomou conhecimento disso?
WF

Foto: Elpídio Júnior

Claro que não e isso não existe, porque, na verdade, Lauro está sendo acusado sem provas, não há provas contra ele, essa é a grande verdade. Ele é quem mais tem sofrido, é verdade que os outros também sofrem, eu conheço determinadas pessoas que foram acusadas e que eu conheço de perto, sei que são pessoas super honestas e aliás, eu não acuso ninguém ali. Não sei exatamente o que aconteceu, como aconteceu, mas eu só sei o seguinte: todos os procedimento que aconteceram na Secretaria de Saúde foram feitos sob orientação e quem era o ordenador de despesas da secretaria era Ivis bezerra, Ruy Pereira e Ademaro Cavalcanti. Ademaro e Ivis foram agora testemunhas de defesa e de acusação, mas não foram convocados para prestar qualquer esclarecimento a Justiça não, ele [Ademaro] foi testemunha de algumas pessoas da própria Secretaria de Saúde.
DD – Eu vejo que a senhora quando fala sobre esse assunto, a senhora se emociona. Como mãe, como é que a senhora está acompanhando todo este processo que - com certeza -independente de qualquer julgamento de mérito, é doloroso para qualquer pai pu mãe.
WF – Não é só para mãe não, é para mim própria, para nossa reputação. Porque para mim, perder a eleição não é nada, mas a honra é uma coisa muito cara que a gente tem que preservar sempre. Eu sempre trabalhei na vida pública norteada pelos princípios da ética, da correção, do espírito público, de fazer o melhor pelo povo do nosso estado, da nossa capital, do nosso país também [como deputada federal] e graças a Deus não envergonhei ninguém, ao contrário, eu sempre fui apoiada e aprovada pelo povo que me elegeu.
DD – Ontem no depoimento de Anderson Miguel, ele chegou a me citar por conta de uma visita de um empresário à um outro empresário – que eu achava idôneo – eu já li uma nota no início deste programa, mas eu queria lhe perguntar uma coisa: alguma vez eu prestei algum serviço para a senhora pessoalmente? Ao Governo do Estado?

Emocionada, ex-goveradorado estado também conclamou a classe política para "brigar" pela continuidade de Natal como sede da Copa de 2014.

fonte:nonimuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário