Pages

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Federação da Agricultura parabeniza os agricultores potiguares

imageNesta quinta-feira, 28, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Agricultor. Nessa data, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), parabeniza todos os homens e mulheres que trabalham nessa importante e secular atividade de nossa economia.

Geradora de milhares de empregos e responsável por elevados saltos em nossa balança comercial, a agricultura brasileira a cada ano se destaca no mercado global. Uma prova dessa pujança é que o Brasil foi o último país do mundo a entrar na crise econômica de 2008, mas o primeiro que saiu. E esse importante fato aconteceu por meio de nossas atividades agrícolas, que não deixaram o país entrar em forte recessão em suas finanças.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, esse ponto por si só já demonstra toda a força da agricultura brasileira e o seu empenho para o futuro do Brasil. “O agricultor e produtor brasileiro é um personagem fundamental do país. Eles são à base de sustentação de muitos estados da federação. E é por tudo isso que a Faern sente orgulho em ser a entidade maior da agricultura aqui no estado. Um orgulho e uma responsabilidade, pois devemos sempre pensar em nossos agricultores como empreendedores, e para isso eles necessitam de toda a assistência técnica. Uma assistência que o Sistema Faern/Senar proporciona desde muito tempo”, ressaltou Vieira.

Dados

O agronegócio brasileiro é responsável por 21% de tudo que se produz no Brasil, por 37% dos empregos e 36% das exportações. Produz alimento de qualidade, barato e farto, que os brasileiros e mais 143 países consomem. Há 20 anos gastava-se cerca de 50% do salário em alimentação. Hoje se gasta apenas 20%.

O agronegócio exporta alimentos para mais de 143 países. Nos últimos 12 meses, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 81,3 bilhões. São 10 anos consecutivos garantindo o sucesso da balança comercial.

Números

De acordo com dados do IBGE em pesquisas promovidas em 2006 e 2010, o campo gera emprego para 25 milhões de trabalhadores rurais e é composto por 60% de população masculina e 30% feminina, sendo que oito milhões possuem entre 16 e 32 anos. 83,2% têm mais de 35 anos e 30% estão na 3ª Idade. São 5,2 milhões de propriedades rurais e pequenos estabelecimentos empregam 85% dos trabalhadores.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário