Pages

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governo do RN, Consórcio Inframérica e São Gonçalo do Amarante assinam protocolo de intenções do novo aeroporto

Assinatura protocolo ASGA_Demis Roussos (2)A manhã desta terça-feira (31) representou mais capítulo da história bem-sucedida do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O Governo do Rio Grande do Norte, representantes do Consórcio Inframérica e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participaram da assinatura do protocolo de intenções  formalizado durante solenidade realizada no Palácio Potengi.

O documento é mais uma etapa consolidada pelo Governo do RN após o leilão do aeroporto, que teve a assinatura do contrato de concessão realizada no dia 28 de novembro de 2011, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será um dos maiores da América Latina e grande responsável pela movimentação de cargas e passageiros do Rio Grande do Norte.

Durante a solenidade realizada nesta manhã, a governadora Rosalba Ciarlini falou que a preocupação vai além da conclusão do aeroporto e apontou obras correlatas que estão naturalmente vinculadas ao novo equipamento. “A preocupação do Estado é com toda a região vizinha como Macaíba, Ceará Mirim e São Gonçalo, já que no entorno das obras será concretizada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), atraindo indústrias e o turismo”, comentou a governadora.

Há ainda um planejamento para que a área vizinha seja contemplada com o desenvolvimento sustentável. O ordenamento das obras será essencial para possibilitar uma infraestrutura capaz de oferecer condições para que empresas possam se desenvolver com qualidade, gerando mais empregos e renda ao Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, o protocolo assinado define as responsabilidades de cada membro da comissão tripartite, formada pelo Governo do Estado, Consórcio Inframérica e município de São Gonçalo do Amarante. “A comissão define responsabilidades de cada um dos envolvidos e a ANAC e Infraero estão dando todo o suporte. Mas, não trabalharemos de forma separada. Somos um grupo único, agindo para garantir que o aeroporto seja entregue em dezembro de 2013 confirmando o Rio Grande do Norte no mapa e no radar do mundo”, comentou.

O vice-presidente da Infravix, Antônio Droghetti, explicou que o consórcio foi formado logo após a assinatura da concessão. “Assumimos as obras com a ordem de serviço que foi emitida em 19 de janeiro. Ainda estamos aguardando a aprovação do projeto básico pela ANAC para iniciarmos as obras. Todo o trabalho agora é de finalização, apresentação e validação do projeto”, disse.

O prefeito Jaime Calado tratou a criação da comissão tripartite como “fundamental” e demonstrou confiança na conclusão do aeroporto até dezembro de 2013. “Estamos otimistas e felizes com o avanço do aeroporto e a comissão vai estabelecer basicamente as licenças de construção, saneamento, água, esgoto e o dia a dia para proteger todo o entorno da região aeroportuária”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário