Pages

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SECULTRN/FJA E PREFEITURA DE NATAL REALIZAM HOJE ÚLTIMA CONFERÊNCIA REGIONAL DE CULTURA

DURANTE TODO O MÊS DE JANEIRO 35 MUNICÍPIOS FORAM VISITADOS PELA SECULTRN/FJA

Pensar a cultura inserida no conceito de políticas públicas contínuas, lançar propostas e estabelecer metas para 2012 e para os próximos anos, valorizando as especificidades culturais de cada município, fomentando a cultura em suas diversas áreas foram alguns dos encaminhamentos que norteara as Conferências Regionais de Cultura que se encerram hoje – dia 31 de janeiro - em Natal, reunindo 29 municípios circunvizinhos. A Conferência Regional de Cultura de Natal ocorrerá a partir das 14h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à Fundação José Augusto, no Tirol.

Aproximadamente 29 municípios foram convidados para encaminhar representantes para a Conferência Regional de Cultura de Natal, que contará com a participação do presidente da Fundação Capitania das Artes, Roberto Lima e da secretária Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), Isaura Rosado, que esteve presente em praticamente todas as demais conferências realizadas pelos quatro cantos do interior do Estado. “Nesses encontros falamos sobre as ações do Governo do Estado na área da cultura para 2012, como por exemplo a criação e utilização do Fundo Estadual de Cultura – cujos recursos têm destino de 50% para a Grande Natal e 50% para o interior do Estado; do incentivo à leitura e formação de leitor, através do programa em parceria com o Governo Federal, Agentes de Leitura, e dos cursos de capacitação para agentes de cultura, dentre outros assuntos”, explicou Isaura Rosado.

De acordo com a assessora jurídica e coordenadora das Conferências Regionais de Cultura da Secultrn/FJA, Ivanira Machado, em cada uma das conferências cerca de seis a 10 municípios participaram das reuniões. Segundo ela, as discussões foram muito positivas, as pessoas se mostravam interessadas e inteiradas das expectativas do Governo Estadual e Federal. E, para aquelas que ainda não sabiam ainda do processo de construção tanto dos Planos Municipais, quanto do Estadual de Cultura, as reuniões e esclarecimentos foram uma espécie de “despertar”.

Entendendo as Conferências Regionais

As Conferências Regionais de Cultura foram uma das estratégias criadas pela Secultrn/FJA para a articulação dos municípios, de maneira que esses construam as ferramentas para se integrar ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Governo Federal. Nessas conferências, os municípios foram convocados a elaborar seus planos municipais de cultura, que por sua vez irão nortear as demandas do Plano Estadual de Cultura, cuja Conferência ocorrerá entre os dias 14, 15 e 16 de março, no TCP. O Governo do Estado tem feito sua parte para se integrar ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) que, a exemplo do Sistema Único de Saúde – pretende estabelecer políticas públicas contínuas num modelo de gestão compartilhada em âmbito municipal, estadual e federal. “Criamos o Fundo Estadual de Cultura (FEC) que é uma das etapas para a inserção do Governo do Estado no SNC. Agora é preciso que cada município construa seu plano municipal, assim como também vamos construir o do Estado, buscando formular e implantar políticas públicas culturais que atenda aos interesses do Rio Grande do Norte”, disse Isaura Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário