Pages

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Assinada Ordem de Serviço para perímetro irrigado da Chapada do Apodi


A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou em Brasília, no início da noite desta terça-feira (28), a assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. A solenidade de assinatura aconteceu no Ministério da Integração Regional com a presença do ministro Fernando Bezerra; do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Emerson Fernandes; do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; dos Deputados Federais Henrique Alves, João Maia, entre outros convidados.

A obra é fundamental para a economia do Rio Grande do Norte por ser o
primeiro projeto de grande porte que dará uso a água da barragem de Santa Cruz. Nesta primeira fase serão contemplados 4.024 hectares dos nove mil previstos no projeto total. A licença ambiental do perímetro irrigado foi entregue em outubro do ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini ao DNOCS. A obra será executada por um consórcio, vencedor da licitação, formado pelas empresas EIT do Rio Grande e a mineira Fidenss e é financiada pelo Ministério da Integração Nacional. Os trabalhos serão acompanhados pelo DNOCS.

A governadora disse que essa obra vai marcar a história do Vale do Apodi e de toda região da Chapada. “Essa obra vai trazer desenvolvimento, emprego e renda. É um projeto de grande alcance social e vai promover o desenvolvimento do nosso Estado. É uma grande felicidade está aqui nesse dia sendo testemunha dessa Ordem de Serviço ao lado do Ministro da Integração, que teve o aval da Presidenta Dilma Rousseff, com toda a nossa bancada, reconhecendo o esforço de todos. Temos que reconhecer que a Barragem de Santa Cruz, que foi concluída por Garibaldi Alves Filho, agora que vai ter a sua função real do desenvolvimento”.

Segundo o ministro Fernando Bezerra, o perímetro irrigado da Chapada do Apodi é o mais expressivo da carteira de irrigação do Ministério da Integração Regional e vai gerar de 10 a 12 mil novos empregos. “Essa obra é um compromisso com o pequeno produtor rural, um perímetro de interesse social, pois mais de 90% de sua área será ocupada por pequenos produtores rurais”.

O projeto de irrigação está orçado em 212 milhões de reais e deverá ser concluído até 2014. “Os lotes serão distribuídos para pequenos produtores rurais, agrônomos e empresários. Mais a maior parte será destina aos pequenos produtores”, explicou o presidente do DNOCS, Emerson Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário