Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EMPARN implanta estudo sobre controle biológico de praga em mamão

O experimento de campo relativo ao projeto de pesquisa intitulado “Utilização de Extratos Vegetais no Controle de Pragas Associadas à Espécies Frutíferas Cultivadas no RN” foi instalado na Estação Experimental do Jiqui, onde está localizada a sede da Empresa de Pesquisa Agorpecuária do Rio Grande do Norte.

Este projeto tem o suporte financeiro do BNB/Fundeci e já contemplou o manejo de pragas associadas às culturas da goiaba, maracujá e manga, cultivadas em diferentes regiões do Estado. Desde o ano passado, a pesquisa tem sido conduzida visando estudar o efeito de extratos vegetais (óleos) no controle do ácaro rajado Tetranychus urticae, uma das principais pragas do mamoeiro, cujos danos resultam em perdas consideráveis à cultura e, quando nenhuma medida de controle é adotada, este ácaro desponta como uma praga limitante à exploração tanto do mamão papaya como do formosa, em todas as áreas de cultivo.

O projeto vem sendo desenvolvido sob a coordenação Marcone César Mendonça das Chagas, Doutor em Entomologia e pesquisador da EMPARN/Embrapa.

Esse estudo tem por objetivo avaliar a eficiência biológica e econômica dos óleos de algodão, de neem e de mamona, além do óleo mineral, no manejo dessa praga, atentando, sobretudo, para o aspecto ambiental e a saúde humana por tratar-se de produtos naturais que não oferecem qualquer risco aos animais, seja por ocasião do uso em campo ou quando do consumo dos frutos.

Além do experimento implantado na área da EMPARN, mais dois experimentos estão em andamento em outras regiões produtoras do estado, mais precisamente nos municípios de Jandaíra e Baraúna, atendendo uma demanda dos produtores por tecnologias compatíveis com o sistema de produção local e que agreguem valor à produção, notadamente, no aspecto relativo à segurança alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário