Pages

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vento no litoral do RN favorece pesca e esporte

O Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, foi entrevistado pela repórter da Rede Globo de Televisão, Poliana Abritta, sobre as condições do vento no litoral potiguar e a sua influência na pesca do peixe Albacora e na prática de alguns esportes como o kitesurf. Bristot acompanhou a equipe do programa Globo Mar, que vem fazendo uma série de reportagens para exibição no próximo ano.

Inicialmente, a equipe do Globo Mar partiu da praia de Caiçara do Norte acompanhando, via marítima, um grupo de pescadores até a praia de Baía Formosa, no litoral Sul potiguar. É justamente neste período do ano que acontece a pesca do peixe Albacora. Os barcos à vela se deslocam aproveitando o vento terral que sopra do Continente para o mar. A equipe também fez a trajetória entre as praias de Caiçara do Norte e São Miguel do Gostoso.

O litoral potiguar, com os seus 400 quilômetros de extensão oferece condições favoráveis para a prática esportiva e a presença de cardumes de algumas espécies. Na análise do Setor de Meteorologia da EMPARN, no RN o vento apresenta condições excelentes para a prática de diversas atividades, destacando-se entre elas a mais antiga que vem se mantendo de geração a geração que é a pesca em barcos à vela. Mais recentemente, o vento tem sido utilizado para a prática de esportes aquáticos e o Rio Grande do Norte se destaca devido à sua localização, próxima à faixa equatorial, local de maior aquecimento do planeta. Existe a formação de uma faixa de baixa pressão facilitando assim o deslocamento do ar para essa região, conhecida também como zona de convergência dos ventos alísios. O grande potencial que o Estado apresenta também está sendo explorado com a instalação de usinas de energia eólica.

EMPARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário