Pages

domingo, 25 de novembro de 2012

Natal lança seu Pôster Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Boi de Re..Grupos folclóricos se apresentaram durante a solenidade na Fortaleza dos Reis Magos

A capital potiguar lançou neste domingo (25), o seu Pôster Oficial de Cidade-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em cerimônia realizada na Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade e famoso cartão postal.

Além de Natal, as outras onze Cidades-Sedes também lançaram seus pôsteres oficiais neste domingo, em uma ação coordenada com a FIFA. O pôster tem por objetivo representar a identidade da Cidade-Sede, assim como tornar-se mais uma ferramenta para promover também o turismo local. O evento deverá trazer um número de 300 mil visitantes para a capital potiguar durante a Copa.
O evento reuniu autoridades, desportistas, artistas locais, o deputado federal João Maia e secretários de Estado. Cerca de 200 pessoas acompanharam as apresentações de grupos culturais típicos da cidade e região Nordeste como Brincantes, Pastoril, Boi de Reis, Chegança e Araruna.


Boi de Reis e o Pôster

Representando a cultura potiguar em sua essência e seus grupos folclóricos, que tanto inspiram e representam o nosso Estado, o Pôster Oficial é trazido pelo Boi de Reis, que homenageiam os Reis Magos, símbolo constante do município do Natal e da Fortaleza do Reis Magos. Folguedo icônico, o Boi de Reis tem sua origem no teatro popular medieval da península ibérica. Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi. Apresenta-se em 6 de janeiro, dia de Reis, e se prolonga até 3 de fevereiro, quando ocorre a festa de São Brás. O número de integrantes varia entre doze e vinte, que formam alas com muitos personagens, dentre eles o Boi, Pai Francisco, Catirina, Doutor, Ema, Vaqueiro e Urubu.


Pôster Cidade-Sede Natal

O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar límpido. Se o Brasil é símbolo da riqueza natural de nosso planeta, Natal é um resumo de tudo o que torna lindo o nosso país. Cidade localizada na esquina da América do Sul, cujo maior ícone cultural é o multifacetado Luís da Câmara Cascudo, convive com tamanha abundância que seu povo não faz questão de guardar nada para si próprio. Muito pelo contrário: o natalense compartilha, recebe, abraça e festeja. Está de braços abertos para o maior evento de futebol do planeta e as oportunidades de crescimento, emprego e intercâmbio de culturas que vêm junto à Copa do Mundo.

Histórico
A Copa do Mundo da FIFA 1998TM na França foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Estudantes de arte da França foram convidados a oferecer desenhos para sua Sede como parte da campanha do COL nacional. Na Copa da Alemanha em 2006, pela primeira vez, as Sedes foram convidadas pela FIFA e pelo COL para criarem seus próprios desenhos do Pôster da Sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário