Pages

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governadora entrega sistema de adutoras na cidade de Brejinho

Governadora inaugura adutora em Brejinho (5)Após extensa agenda na capital e no interior do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini dirigiu-se para a região Agreste do estado, para a cidade de Brejinho, onde entregou a obra concluída de um sistema adutor que aumentará a oferta de água no município.

“Palavra dada é palavra cumprida. Sei que o povo de Brejinho já escutou a promessa da água de muitos e muitas, mas aqui está uma governadora que começa as obras para terminá-las. Fizemos o anúncio da assinatura da ordem de serviço para o começo dos trabalhos em junho deste ano, e agora, seis meses depois temos água limpa e abundante para oferecer a todos os habitantes de Brejinho”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

A obra de ampliação do abastecimento contemplou a instalação de equipamento Flutuante para captação da água do rio Araraí, construção de Estação de Tratamento de Água que terá os sistemas de filtração e cloração e Estação de Bombeamento.

As melhorias vão garantir o reforço da oferta hídrica duas vezes mais que o fornecimento atualmente. De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, a oferta de água aumentará de 8 litros por segundo para 25 litros por segundo.

O engenheiro da Semarh e subcoordenador de projetos, Rafael Galvão, explica que foi feita uma projeção baseada no crescimento futuro da cidade para o planejamento da ampliação do sistema de abastecimento de água. “Atualmente Brejinho tem 11.700 habitantes, mas fizemos o projeto prevendo o crescimento vegetativo estimado do município até 2019”, disse Rafael Galvão.

Além da ampliação, o projeto também contemplou a recuperação do reservatório que apresentava sinais de assoreamento, bem como ações de recuperação ambiental do riacho, como limpeza na área de captação da bacia, dragagem e reforço do barramento existente.

A Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra. O abastecimento de água de Brejinho é da competência da prefeitura local por meio do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE).

Também participaram da solenidade prefeitos, vereadores e o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário