Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Governo entrega último lote de forragem para pequenos produtores em Santa Cruz

O Governo do Estado, por meio da Emater-RN, distribui nesta quinta (28), o último lote de forragem para alimentação do rebanho de pequenos produtores. A ação acontece em Santa Cruz, na região Trairi, na quadra de esportes municipal, na rua São Felix, s/n, no bairro Cônego Monte, às 10h e faz parte do conjunto de estratégias para a convivência com a estiagem, executado pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e Emater-RN.

A entrega encerra a primeira etapa da distribuição, iniciada em outubro passado e que entregou 7.878 toneladas de volumosos a 3.200 pequenos produtores do Rio Grande do Norte, em 18 postos de distribuição espalhados pelo Estado.

Na primeira etapa foram investidos R$ 2.599.984,00, procedentes de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional da Defesa Civil, Governo do Estado (Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca), Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Na ação de amanhã, a Emater pretende entregar aos pequenos produtores 80 toneladas de forragem. O posto de distribuição de Santa Cruz abrange outros nove municípios circunvizinhos: Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, São José do Campestre, Sítio Novo e Tangará.

De acordo com o diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, existe a expectativa de consolidação de mais R$ 4 milhões para ampliar o número de beneficiários, dessa vez com a distribuição de ração concentrada de torta de caroço de algodão, para 6.500 produtores durante o ano de 2013.

A ação tem como prioridade os criadores de até 10 cabeças de gado bovino ou de até 35 cabeças de ovinos e caprinos, selecionados com base no cadastro do Idiarn - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN. A forragem, preferencialmente de milho ou sorgo, é utilizada para alimentação do rebanho.

Os pequenos produtores cadastrados recebem a forragem da seguinte forma: cinco quilos por dia por cabeça de gado bovino para os que tiverem até 10 animais no seu rebanho ou um quilo por dia por cabeça de caprino e ovino até o limite de 35 cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário