Pages

sexta-feira, 26 de abril de 2013

FAPERN entrega Prêmio Mulher Cientista 2013

Premio Fapern 2013 fot Ivanizio Ramos 2“A construção de um grande prédio atrai mais atenção, mas mesmo assim insisto que é na educação, que o governo desse Estado deve concentrar seus maiores esforços”. Essa foi uma das primeiras afirmações da governadora, Rosalba Ciarlini, durante a solenidade de entrega do Prêmio FAPERN Mulher Cientista 2013. A iniciativa tem como objetivo promover o reconhecimento e o incentivo da produção científica de pesquisadoras atuantes no Estado.

Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), a homenagem acontece a cada dois anos e premia duas categorias, Pesquisadora Sênior e Jovem Pesquisadora. Na edição anterior as ganhadoras foram premiadas por trabalhos na área biomédica; esse ano, os trabalhos no campo das ciências exatas alcançaram maior destaque e dois importantes nomes da geologia e engenharia foram as contempladas pelo prêmio.

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Helenice Vital conquistou a categoria Sênior, por seus trabalhos de pesquisa voltados à geologia marinha e costeira. A educadora tem atuado e coordenado pesquisas na área e alcançado destaque nacional e internacional em seu segmento. Na categoria Jovem Pesquisadora, a premiada foi a Engenheira florestal Rosimeire Cavalcante, também professora da UFRN, que realiza pesquisas sobre as potencialidades energéticas do semi-árido potiguar.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini é fundamental apoiar os pesquisadores do Estado. “Temos que parabenizar essas mulheres pela contribuição e dedicação e em favor das mudanças. Já tive oportunidade de conhecer essas experiências na FAPERN e sei da importância desses trabalhos e das outras atividades desenvolvidas pela instituição. A pesquisa nos mostra como fazer e como corrigir o que está errado e isso sem dúvida constrói um Estado sustentável. Essas mulheres são exemplos para nossos meninos e meninas”, concluiu.

  Para a professora Helenice Vital, o prêmio é o reconhecimento do trabalho de todos os pesquisadores. “Ninguém faz nada sozinho, nossa pesquisa é uma semente, é o inicio, ela nunca vai ser terminada, sempre vão ter outros complementando o que nós estamos fazendo e o prêmio é um estimulo para os mais jovens produzirem cada vez mais conhecimento” analisou.

Segundo a professora Rosimeire Cavalcante, o interesse pela pesquisa acadêmica vem crescendo e possibilitando melhorias significativas. “Com a abertura de novos setores econômicos temos visto a educação ser encarada com mais seriedade e credibilidade no Estado.” Na ocasião também foi lançada os números da Revista Ciência Sempre, produzida pela FAPERN e editada pela jornalista Mônica Costa. A publicação conta com artigos científicos e divulga as atividades desenvolvidas na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário