Pages

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Previsão de chuvas para a costa leste do Nordeste

A previsão climática de consenso para o trimestre junho, julho e agosto de 2013, indica maior tendência para o regime pluviométrico variando dentro da normalidade a ligeiramente acima da normal em toda costa leste do Nordeste, e temperatura variando de normal a acima da média Climatológica. Esse é o resultado da reunião “III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil”, encerrada na última sexta-feira em Aracaju, que contou com a presença do Gerente de Metrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot.

Com isto, segunda a Gerência de Meteorologia da EMPARN, as chuvas para os próximos três meses deverão ficar em torno da climatologia, que para o Litoral varia entre 550mm a 600mm. Para os municípios da Região do Agreste as chuvas deverão variar entre 250mm a 350mm”. 

ANÁLISE DAS CHUVAS OCORRIDAS EM 2013  NO RIO GRANDE DO NORTE

A Gerência de Meteorologia da EMPARN também elaborou um levantamento das chuvas ocorridas no de ano de 2013, afirmando que até março houve uma condição de seca extrema. As condições não favoráveis referentes ao campo da temperatura das águas do oceano confirmaram as previsões de chuvas abaixo da média para o período. Com as mudanças no campo da temperatura da superfície do Oceano Atlântico Sul durante a primeira quinzena de abril/2013, observou-se uma mudança na condição do vento.

O vento de sudeste diminuiu e o vento de nordeste aumentou. Esse novo cenário  favoreceu a ocorrência de boas chuvas em grande parte do interior do Estado durante a segunda quinzena  de abril/2013 e início de maio/2013, com destaque para as Microrregiões de Mossoró, Médio Oeste, Chapada do Apodi, Serra de São Miguel, Pau dos Ferros, Vele do Açu e Seridó Ocidental, enquanto que nas outras microrregiões como são os casos do Seridó Oriental, Agreste Potiguar, Baixa Verde, Angicos, Macau, Borborema, Litoral Nordeste, as chuvas ocorridas, além de serem poucas, apresentaram uma distribuição temporal e espacial bastante irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário