Pages

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Agência de comunicação experimental da UFRN recebe prêmio em congresso nacional

Natal/RN - 20 de setembro de 2013 - A Agência de Comunicação Experimental Multimídia (Fotec) dos alunos de Comunicação Social da UFRN foi premiada em Manaus pelo seu novo site. Após vencer a nível regional na categoria Rádio, TV e Internet do congresso da  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que aconteceu na UERN (Mossoró/RN) dos dias 12 a 14 de junho, Renan Aires, 24, estudante de Rádio&TV,  conquistou o título no congresso Nacional (Manaus/AM)  no último dia 7. O projeto foi desenvolvido por ele e sua equipe de seis pessoas, sendo o único concorrente da UFRN premiado no congresso. 

Depois de dois meses de bastante pesquisa e trabalho, o grupo de desenvolvimento do sítio eletrônico o lançou na última Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura (Cientec). Além de Renan, cinco alunos do curso de Engenharia de Software - Adelino Neto, Maychell Fernandes, Lucas Ferreira, Rafael Fernandes, Wendell Pamplona - e um de Ciências e Tecnologia, Yuri Nunes, participaram do planejamento.

Renan, que já é técnico em informática pelo IFRN, conta que se interessou pela Agência na mostra dos projetos de extensão promovidos pelo Centro Acadêmico de seu curso. Ele fala que a Fotec o chamou atenção devido à oportunidade de aliar seus conhecimentos em informática ao interesse pela comunicação. "Procurei o professor Itamar Nobre e ele me deu toda a liberdade para montar a equipe e desenvolver um site novo para a Agência Fotec. Até então, nem eu e nem os demais colegas de equipe tínhamos trabalhado com esse modelo de programação. Foi um desafio", relembra. 

No início deste ano, Renan teve o apoio do professor Itamar Nobre, coordenador e idealizador da Fotec, para escrever o paper e concorrer na parte de pesquisa experimental (Expocom). Com a vítoria regional, ele viajou para Manaus e apresentou o seu trabalho para docentes e discentes de todo o Brasil.

Em relação à importância do prêmio em sua vida acadêmica, o futuro graduado em Radialismo diz que ficou bastante feliz com a premiação e confessa a sua surpresa ao ter sido  o vencedor entre outras produções de alto nível. "Gostei muito da oportunidade eespero conseguir reconhecimento na área da tecnologia comunicacional a partir dessa vitória".

Para este ano, a equipe já está trabalhando em mudanças para o layout do site. Além da conquista nacional pela sua página na internet, a Agência Fotec também foi premiada no Intercom Nordeste 2013 na categoria Jornal Mural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário