Pages

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mostra de Iniciação Cientifica reúne estudantes de todo o Estado na Cientec

_DSC0108A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, visitaram, nesta quarta-feira (23), o pavilhão da Secretaria de Estado da Educação, na 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Cientec. A Feira que é o maior evento deste segmento no Estado prossegue até esta sexta-feira (25) e está sendo realizada no Campus da UFRN em Natal.

Na Cientec, o pavilhão que reúne os trabalhos das escolas estaduais está com 50 projetos de iniciação científica das 16 regionais de educação. Os trabalhos são apresentados por alunos, professores e diretores das unidades d ensino. Esse é o terceiro ano da Mostra de Iniciação Científica do Rio Grande do Norte, a RN Ciência. Além dos estandes com os projetos dos alunos, também estão presentes os espaços da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – Fapern, e do SIGEduc, o Sistema de Gestão da Educação.

Ao conhecer os projetos, a governadora ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos voltados para a área científica. “A Cientec tem crescido a cada ano e isso é muito enriquecedor. Apenas no pavilhão do Governo do Estado, temos 50 trabalhos sendo expostos, muitos deles já premiados nacionalmente e internacionalmente. Nós temos dado apoio para esta área, pois entendemos que precisamos crescer na pesquisa, na inovação para dar a chance do aluno de escola pública mostrar que ele também tem muito potencial e pode avançar e se destacar”, afirmou Rosalba Ciarlini.

A secretária Betânia Ramalho enfatizou que a aproximação com a área científica tem despertado nos alunos um interesse maior pela educação. “Temos incentivado os projetos de iniciação científica em todo o Estado e selecionamos os melhores para apresentar aqui. São temas diversos, relevantes e sempre relacionados ao currículo do Ensino Médio. A realização de atividades como esta dá a oportunidade para que o aluno conviva com esse espaço da UFRN, o que o motiva para que se torne cada vez mais um estudante engajado e responsável. Os trabalhos apresentados aqui não deixam nada a desejar aos dos alunos de graduação e isso mostra que nossos alunos certamente terão um belo destaque no futuro”, pontuou a titular da Seec.

Após visitar os estandes da Feira, a governadora e a secretária assistiram, no pavilhão cultural da Seec, a apresentação de Boi de Reis do grupo ‘Filhos da Arte’, formado por alunos integrantes do projeto de teatro das escolas do município de Macaíba.

O pavilhão 7, da RN Ciência, encontra-se ao lado da Capela Ecumênica da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário