Pages

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Odontopediatra da ELC alerta para uso de chupeta e sucção de dedo

Após visita mensal à escola, Andréa Dias esclarece sobre possíveis sequelas que os maus-hábitos infantis pode trazer

Na última semana, como acontece mensalmente, a odontopediatra Andréa Dias, esteve na Escola Lápis de Cor fazendo checagem de como está a saúde bucal das crianças da Educação Infantil. Dessa vez, além da tradicional instrução de como escovar corretamente os dentes, Andréa observou que, em média, 10% dos alunos apresentam deformações do tipo mordida aberta e/ou cruzada. Sequelas de sucção de dedo e chupeta por parte das crianças.

A especialista alerta que no caso do primeiro tipo de sequela, é possível se pensar em correção natural, ou seja, sem ações interceptivas (como aparelhos dentários) para corrigir. Para isso, basta que os pais coíbam o uso de chupeta ou sucção de dedo em definitivo até os três anos de idade da criança.

Já no caso da mordida cruzada, que é quando um ou mais dentes da arcada dentária superior se sobrepõe aos dentes da arcada inferior, a interceptação corretiva se faz necessária o quanto antes. Assim, não é adequado esperar para a adolescência para usar aparelho.

Andréa Dias destaca que entre muitas sequelas que o uso de chupetas pode acarretar estão a perda de tonicidade e deformações de lábios e língua. As arcadas e os ossos nasais também podem sofrer estreitamento e desvios (desvio de septo) prejudicando também as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração.

Mesmo que o Ensino Fundamental não faça parte do campo de atuação de Andréa na ELC, ela promete dirigir uma fala especial para os pré-adolescentes na visita de novembro. A expectativa é verificar também como essa turma anda cuidando dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário