Pages

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Currais Novos sediou primeira adesão coletiva de municípios potiguares ao “Viver Sem Limite” nesta quinta-feira, 28

Discutir políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência é uma das principais ações do “Viver Sem Limite”, plano nacional desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que já conta com a pactuação de 1.150 municípios em todo o país. No Rio Grande do Norte o primeiro ato de adesão coletiva ao plano aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental – AMSO, em Currais Novos, com a participação de 24 municípios dos 36 aptos à adesão. Stênio José Paulino Soares, apoiador institucional do “Viver Sem Limite” para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, apresentou um painel com as principais ações e projetos desenvolvidos pelo plano com o objetivo de promover melhorias na assistência as pessoas com deficiência. “No RN, 27% da população possui alguma deficiência, e os gestores precisam realizar ações que tragam benefícios a essas pessoas”, comentou Stênio. Após o painel, alunos do Centro de Reabilitação “Crindélia Bezerra” realizaram uma belíssima apresentação.

 

A solenidade da primeira adesão coletiva de municípios potiguares ao “Viver Sem Limite” contou com a presença do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, que apresentou um breve histórico de sua vida e das dificuldades enfrentadas por ser deficiente visual. “Eu sei a importância das políticas públicas para as pessoas com deficiência, e nosso trabalho tem o objetivo de lutar para que todas alcancem seus direitos”, comentou. O secretário lembrou que o “Viver Sem Limite” faz parte do grupo de três projetos importantes desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos. “A previsão é que até 2014 sejam investidos R$7,6 bilhões em políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade”, disse. O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, ressaltou a importância do encontro e solicitou recursos para a ampliação e adequação do Centro de Reabilitação Infantil “Crindélia Bezerra”. “Nosso centro realiza um belíssimo trabalho há 25 anos e precisamos ampliar e adequar o espaço para atendermos nossas crianças e adolescentes”, disse João. O encontro também contou com a participação de Décio Santiago (coordenador do Viver Sem Limite no RN), Márcia Guedes (Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Genilson Maia (Prefeito de São Fernando e presidente da Associação dos Municípios do Seridó – AMS), e Lúcia Medeiros (representante da governadora Rosalba Ciarlini). Representantes de associações de pessoas com deficiência também prestigiaram a solenidade.

PACTUAÇÃO


Participaram do ato de adesão coletiva ao “Viver Sem Limite” os prefeitos de: Angicos (Expedito Edilson), Cerro Corá (Raimundo Marcelino Borges), Currais Novos (vice-prefeito João Gustavo), Florânia (Janúncio de Araújo Júnior), Jardim de Piranhas, (Elídio Araújo de Queiroz), Jardim do Seridó (Jocimar Dantas de Araújo), Lajes Pintadas (Nivaldo Alves da Silva), Pedro Avelino (Sérgio Eduardo Bezerra Teodoro), São Fernando (Genilson Medeiros Maia), São Paulo do Potengi (José Leonardo Cassimiro de Araújo), São Tomé (Gutemberg Pereira da Rocha), Sítio Novo (Richardson Xavier Cunha), Tangará (Alcimar Germano), Tenente Laurentino (Francisco Dantas de Araújo) e Timbaúba dos Batistas (Chilon Batista de Araújo Neto). O ato também contou a participação de representantes dos municípios de Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Equador, Ouro Branco, Santana do Matos, São Bento do Trairi, São João do Sabugi e Serra Negra do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário