Pages

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Formação Continuada do PNAIC está na reta final em Jardim do Seridó

A Equipe de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Jardim do Seridó chegou ao final dos encontros de formação de Professores Alfabetizadores que aconteceram no decorrer do ano de 2013. Essa foi uma das ações do Programa do Governo Federal que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, aconteceu o último encontro presencial dos professores alfabetizadores e no dia 26 de novembro ocorrerá o I Seminário Municipal de Encerramento da Formação do PNAIC no Centro Pastoral Coração de Jesus. Na oportunidade, será possível apreciar os resultados obtidos nas salas de aulas e na formação docente por meio dos relatos de experiências dos sujeitos envolvidos nesse processo: Os Professores Alfabetizadores.

Todos os momentos foram conduzidos por Orientadores de Estudo capacitados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O município de Jardim do Seridó garantiu a participação de 18 professores alfabetizadores numa turma mista, sendo que aqueles que foram cadastrados no Censo de 2012 e estão no ciclo de alfabetização, recebe uma bolsa de estudos para incentivo a pesquisa.

O Curso é presencial de dois anos para os Professores Alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, cuja metodologia propõe estudos reflexivos e atividades práticas, trabalho com sequência didática, leituras deleite, ludicidade, jogos, registro de práticas cotidianas, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos tendo como referência os direitos de aprendizagem previstos nas unidades estudas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário