Pages

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura de Pau dos Ferros desenvolve ações para auxiliar afetados pela seca

Abastecimento com Carro-pipaDiante de um quadro de extrema dificuldade, resultado da escassez de chuvas na maior seca dos últimos 50 anos em todo o nordeste, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem realizado uma série de atividades para amenizar os efeitos desta estiagem.

Através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, a gestão municipal tem atuado em diversas vertentes e este trabalho tem amenizado os efeitos da falta de chuvas.

Exatas 1774 pessoas estão sendo atendidas através da “Operação Pipa” em toda a Zona Rural de Pau dos Ferros. Estas pessoas estão distribuídas em 25 comunidades rurais, com 43 pontos de abastecimentos.

Ao todo, um milhão e duzentos mil litros de água própria para o consumo são entregues a população, sem nenhum custo e são transportadas através de cinco caminhões pipas.

Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura de Pau dos Ferros assumiu os custos para retirada da água do poço Pescolândia, na cidade de Apodi. Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, até então, a água era retirada da Barragem de Santa Cruz, na mesma cidade, onde foi identificada que a mesma estava inadequada para o consumo.

“Para não afetar a qualidade da água entregue a população assim como não suspender o fornecimento deste importante serviço, imediatamente buscamos outra fonte e não interrompemos este trabalho ofertado à população”, explicou o Prefeito.

Fabrício segue buscando alternativas e mecanismos que possam auxiliar a população na convivência com a seca. “Nosso trabalho e comprometimento em melhorar esta situação é contínuo. Por isso, vamos seguir buscando formas e parcerias que gerem mais qualidade de vida para todos”, afirmou Fabrício.

Segundo o presidente da COMPDEC, Vicente de Paula Fernandes, o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Exército tem sido ostensivo no sentido de combater possíveis fraudes e eventuais quedas na qualidade da água distribuída. Para isso, semanalmente, todos os 43 pontos de abastecimentos são inspecionados pela equipe, como forma de evitar o armazenamento inadequado, além de acompanhar se toda a quantidade de água contratada é entregue.

Já de acordo com o Coordenador da COMPDEC, Carlos Rodrigo, a cada 30 dias, os contratos com os caminhões são renovados e todos tem o seus veículos inspecionados, desta forma, verificando se os mesmos continuam a atender todas as exigências para atender satisfatoriamente a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário