Pages

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dia de Campo sobre Palma Forrageira com participação de produtores rurais do Seridó

Na última terça-feira (21), na Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino, aconteceu um Dia de Campo sobre Palma Forrageira Adensada Irrigada, com a participação de produtores rurais dos municípios de Florânia, Currais Novos e Caicó, da região do Seridó, e representantes da empresa Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural Privada (SATERP). Com a presença de vinte pessoas, as atividades começaram às 8h30, reunindo pesquisadores, técnicos e produtores rurais, com uma palestra apresentada pelo pesquisador da EMPARN Guilherme Ferreira da Costa Lima sobre a seca e a necessidade de produção de forragens, principalmente pelos produtores rurais da região do semiárido nordestino.

Foram expostos os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Empresa sobre o tema durante os últimos quinze anos, com ênfase para os resultados obtidos nas pesquisas sobre palma forrageira adensada irrigada, realizadas em diversas estações experimentais da EMPARN nos últimos anos. Em seguida foram visitadas as áreas onde estão localizados os experimentos científicos com palma forrageira, nos quais estão sendo avaliadas diversas variáveis importantes para a cultura, como a determinação de lâmina de água ótima, densidade de plantio, espaçamento, frequência de corte, resistência à salinidade, entre outras.

O dia de campo foi uma iniciativa da SATERP, que vem desenvolvendo trabalhos de extensão rural na região do Seridó, que contou com em parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN) para organizar a excursão dos produtores até a estação da EMPARN. Este é um exemplo proveitoso de parceria pública e privada que vem sendo desenvolvido pela EMPARN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário