Pages

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Audiência Pública discutiu criação do curso de Webcomunicação no Ceres/UFRN Currais Novos

Audiência curso jornalismo 01Um sonho antigo de Currais Novos começa a tornar-se realidade. A criação do curso de “Comunicação Social” no CERES/UFRN Currais Novos está a pouco mais de um ano de se concretizar, e, assim, consolidar a história de uma das maiores vocações do povo currais-novense: a comunicação. Em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Odon Júnior, a imprensa do município e de algumas cidades da região do Seridó e Trairi, apresentaram a “demanda social” do curso, destacando o pioneirismo de Currais Novos no jornalismo e radialismo no interior do Rio Grande do Norte, assim como apresentando a potencialidade que este setor representa para a sociedade local e o número de profissionais que trabalham nesta área. Em breve histórico sobre a imprensa currais-novense, Siderley Jatobá e Fátima Souza apresentaram dados importantes que servirão para pautar o Projeto Político Pedagógico do futuro curso de comunicação em Currais Novos. O início da atividade jornalística no município aconteceu no final do século XVIII com Ulises Telêmaco, e a cidade se destacou com o pioneirismo das rádios Brejuí, Sertaneja (primeira FM do interior do RN), e da Sidys TV a Cabo, primeira TV cabo do norte nordeste do Brasil, fundada em 1992. De acordo com dados, cerca de 500 pessoas trabalham direta e/ou indiretamente com comunicação em Currais Novos.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento e prosperidade para o município e região são uma das conquistas que o curso proporcionará, como afirmou o prefeito Vilton Cunha. “O curso ampliará o número de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e contribuirá para a geração de emprego e renda na cidade”, comentou. Vilton agradeceu a presença dos diretores do CERES, Ana Ayres e Mário Lourenço, e do DECOM, Sebastião Faustino, e disse que este momento significa uma grande vitória para Currais Novos e para os profissionais da imprensa. O presidente da seccional OAB Currais Novos, José Maria Rodrigues, pediu que os professores da UFRN “tenham atenção especial com Currais Novos para que haja realmente a criação do curso de comunicação”. O vereador Izinho Brandão, presidente do legislativo municipal, lembrou o “grande potencial de comunicação que Currais Novos dispõe”, e disse que com a implantação da graduação do CERES, “os estudantes não mais sairão do município para estudar em Natal”. As vereadoras Celinha, Dadá e Zefinha Moura, também participaram da solenidade.

A CAPITAL DA COMUNICAÇÃO

O pioneirismo da comunicação currais-novense é fruto do esforço de grandes homens, como Siderley Menezes, fundador da Sidys TV a Cabo. Em discurso carregado de emoções e com inúmeras pausas para aplausos da plateia, o empresário afirmou que a educação é o único caminho para o desenvolvimento de uma cidade. “Nos últimos 23 anos meu papel tem sido convencer que o município precisa de educação para se desenvolver, este é o embrião de tudo”, disse Siderley.

Em documentário apresentado pela comissão de discussão da criação do curso, destaque para a produção televisiva dos 5 canais locais (TV COM/Universitária, Sidys Canal 4, TV Cristo Rei, TV Câmara e RPTV), e do jornalismo impresso, com dois jornais de circulação mensal, além de revistas com editorias sobre diversos assuntos. Após a apresentação da “demanda social”, os diretores do CERES e do DECOM, expuseram suas considerações sobre a criação do curso. “A demanda recebida formalmente pelo CERES foi de Currais Novos, com apresentação de documentação comprobatória que a cidade realmente dispõe de todas as habilidades e perfil para sediar o curso”, disse Ana. “Nosso trabalho é contribuir para o desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes, formando grandes profissionais no interior do Estado, e acabando assim, com o mito que apenas a capital é capaz de oferecer cursos de grande porte”, completou. O vice-diretor do CERES afirmou que a abertura do curso em Currais Novos irá abranger um grande leque de especialidades como TV, rádio, internet e fotografia. Convidado especial da audiência, o chefe do DECOM, professor Sebastião Faustino, parabenizou a iniciativa da imprensa currais-novense e disse que este era um momento importante para a comunicação estadual. Durante seu discurso, Faustino apresentou um dado importante: entre 2000 e 2012, segundo a COMPERVE, Currais Novos foi o município do interior do RN que mais enviou alunos para o curso de Comunicação Social da UFRN, o que demonstra o perfil vocacional do município. “A nomenclatura solicitada ao Ministério da Educação para o curso em Currais Novos foi de ‘webcomunicação’, graduação inédita e que demandará um grande esforço para a formação do Plano Político e Pedagógico”, disse o professor.

FUTURO

Após as discussões, a audiência pública abriu o debate para que a imprensa pudesse se pronunciar sobre o tema. O jornalista Luciano Oséas, que por seis anos lecionou no DECOM UFRN, comentou que “o curso de webcomunicação será um grande diferencial para Currais Novos”, e parabenizou a iniciativa da imprensa local para a realização do debate. A preocupação com a escassez de profissionais devidamente graduados na área foi destacada pela jornalista da Sidys, Sâmara Othon. “A vinda do curso contribuirá para o desenvolvimento da região, assim como fortalecer a comunicação local”, disse. No encerramento da audiência, os professores Sebastião Faustino e Ana Ayres reafirmaram que Currais Novos possui todos os requisitos para sediar o curso de comunicação da UFRN no interior.

Segundo dados apresentados pelo diretor do Departamento de Comunicação, a nova graduação será amplamente discutida na UFRN, e logo após a conclusão do projeto pedagógico, deverão ser estipulados o número de vagas e a previsão de início do curso, projetado para final de 2015 ou início de 2016. No programa de expansão da Universidade estão previstos, inicialmente, R$850 mil para a criação do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário