Pages

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Começa na EMPARN a reunião dos meteorologistas Encontro terá amanhã a divulgação da previsão de chuvas no Nordeste

Começou hoje às 10 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim, a reunião dos meteorologistas do Nordeste e de instituições nacionais. O diretor técnico da Empresa, José Flamarion de Oliveira fez a abertura e deu as boas vindas aos convidados, lembrando a importância dos estudos meteorológicos, além de destacar a gravidade da situação de escassez de chuvas para abastecimento da população.  Em seguida, falou o gerente de meteorologia, Gilmar Bristot, o qual destacou a infraestrutura que os estados disponibilizam para atender os habitantes do semiárido nordestino, além da escassez de alimentos no período seco.  

Após a abertura, o professor David Mendes, que estava acompanhado do professor Paulo Sérgio Lúcio, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fez uma palestra sobre o tema “Sistema de Modelagem Estocástica para Previsão Climática”. Nessa palestra, o professor David Mendes abordou os vários modelos de previsão climática existentes no mundo, os métodos estatísticos utilizados, além da influência do aquecimento dos oceanos.

A III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, com  previsão para o Rio Grande do Norte terá o seu encerramento amanhã (sexta-feira), às 10 horas, no auditório da Governadoria com a divulgação do documento final. 

Estão em Natal os meteorologistas dos estados do Nordeste e de centros de pesquisa do País. A análise e previsão a serem feitas pelos especialistas projetam para o período de março a maio, no qual geralmente ocorrem as chuvas no semiárido potiguar.

Participam da reunião a equipe de meteorologia da EMPARN, empresa anfitriã, professores de meteorologia da UFRN, representantes das empresas e entidades de pesquisas meteorológicas do Nordeste e, ainda, Anna Bárbara Coutinho de Melo, do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), Ariane Frassoni dos Santos, do Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Lene Andrade, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário