Pages

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Felipe Maia cobra atenção para o problema da seca no Nordeste

A seca é um problema que atinge nove milhões de pessoas em 1.400 municípios do país. No entanto, de acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), a imprensa nacional não tem dado a devida atenção que esse assunto merece. “Tenho acompanhado pelos jornais, por exemplo, o diálogo entre a Fifa e alguns estados quanto à construção dos estádios, entre outros assuntos que certamente são importantes para o Brasil. Mas não tenho visto os veículos de comunicação falarem sobre a seca do Nordeste. Por isso peço que a imprensa se some às vozes dos parlamentares para chamar a atenção do poder público para este problema tão grave”, disse o parlamentar em seu pronunciamento na segunda-feira (24).

Em 2013, o Nordeste brasileiro enfrentou uma das piores secas dos últimos 50 anos. Estimativas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indicam que a seca no Nordeste atinge 38% da população do semiárido. A seca se estende pela área conhecida como Polígono das Secas, que inclui Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; além do norte de Minas Gerais.

O deputado lembrou que a estiagem não é um problema eventual. Ao contrário, se repete anualmente no Nordeste. O parlamentar destacou que todos os anos a plantação é devastada, o gado morre, a produção de leite cai e há problema de distribuição de milho na região. Entretanto, o governo federal não toma providências para amenizar os efeitos da seca. “Eu não vejo o governo apresentar obras ou propostas reais para melhorar o problema. E falo de planejamento e execução. O difícil é pegar R$ 1,7 trilhão que foi arrecadado em 2013 e transformar em obra. O difícil é diminuir o custeio da máquina de 39 Ministérios para fazer um açude, para fazer uma barragem, para concluir a transposição do Rio São Francisco. Aí sim seria um governo eficiente”, comentou.

10 anos sem obras hídricas

Felipe Maia afirma que o enfrentamento efetivo do problema da seca envolve a construção de obras hídricas como barragens, a interligação de bacias a partir do São Francisco e infraestrutura para a agricultura irrigada. Todavia, segundo dados da CNM, nenhuma barragem importante foi construída na região Nordeste nos últimos dez anos. As últimas concluídas foram Serrinha e Jucazinho, ainda no governo FHC.

“De 10 anos para cá nenhuma barragem foi entregue; nenhuma água foi garantida ao povo do Nordeste, ao povo sertanejo. É fundamental que as obras saiam do papel e se transformem numa realidade, para que o povo brasileiro possa ter água todos os dias. As minhas palavras são no sentido de garantir a dignidade ao povo do Nordeste”, ressaltou

Nenhum comentário:

Postar um comentário