Pages

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Deputada destaca em plenário desrespeito ao idoso, no Estado

Crédito da foto: João Gilberto

A deputada Márcia Maia (PSB) disse nesta terça feira (23) que o desrespeito à terceira idade ainda é uma constante no País, inclusive com crimes sendo cometidos contra idosos em larga escala no Rio Grande do Norte.

“Para se ter uma ideia, a Delegacia Especializada em Proteção do Idoso em Natal, tem recebido em torno de 280 novos casos mensais de maus tratos e ou abusos contra idosos. São, em média 9,3 queixas por dia, metade relativa aos desvios de aposentadorias e benefícios financeiros. Segundo dados do Disque 100 – Serviço da Secretaria Nacional de Direitos Humanos -, as denúncias de maus tratos cresceram mais de 300% no Rio Grande do Norte nos últimos três anos. Em 2013,o Disque 100 recebeu 1.297 denúncias do Estado”, afirmou.

Segundo a deputada, em ranking nacional, o Estado ficou na 9ª posição, considerando o número de denúncias, por Estado, feitas ao serviço. Márcia disse ainda que de acordo com os dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH), os três mais frequentes crimes cometidos contra idosos são negligência, violência psicológica e abuso financeiro e econômico. No Rio Grande do Norte, esses também são os três principais casos.

“Apesar da média de 280 novos casos por mês e 9,3 diários que chegam para ser averiguados pela equipe de 14 policiais civis, incluindo o delegado da Depi, apenas 10% do que chegaram neste ano, viraram inquérito. Há apenas uma delegacia especializada que recebe denúncias sobre violência e abusos praticados contra idosos no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ao final do seu pronunciamento, a deputada disse que vai continuar lutando por direitos iguais, independentemente das diferenças entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário