Pages

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Período chuvoso contribui para o aparecimento de viroses

Mesmo com a proximidade do verão, chuvas frequentes facilitam casos de gripes e viroses em Natal

(RN), 19 de setembro de 2014 – Essa época do ano o natalense vive uma tradicional expectativa com a proximidade do verão. Porém, o que tem sido observado são dias mais frios e chuvas com maior frequência no litoral do potiguar. Esses fatores tem elevado a demanda de pacientes às urgências médicas, principalmente as crianças, mais sensíveis a essa constante mudança de temperatura. As principais queixas são infecções respiratórias.

Lyz Helena, diretora médica do Hospital Antonio Prudente, lembra que a umidade trazida pelas chuvas contribui para o aumento nos casos de doenças respiratórias. Diante da fragilidade das crianças, a proliferação do vírus ocorre com mais facilidade pela circulação do vírus em ambientes fechados, como em creches e escolas. “Afastar a criança do ambiente escolar no surgimento do primeiro sintoma é fundamental para preservar a criança e os demais alunos”, alerta.

Após o cuidado inicial de manter a criança em casa após os primeiros sintomas é importante saber a hora de levar ao pronto-socorro. Como lembra o pediatra Ailson Rosa, nem sempre levar a criança ao médico nas primeiras horas da febre ajuda a acelerar a melhora do quadro. “Nas primeiras 24 horas de febre, é indicado que esta seja controlada em casa, com remédio e o muito líquido. Já em caso de febre muito alta, convulsões e diarreia é importante procurar o pronto atendimento imediatamente”, explica o médico do Hapvida Saúde.

Gripe ou resfriado?

A dúvida surge quando aparecem os primeiros sintomas das infecções virais, popularmente conhecidas como viroses, bastante comuns em épocas de chuva. Em adultos e crianças, o resfriado apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, secreção nasal (rinorréia), tosse e rouquidão. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Outros sintomas também podem estar presentes, como mal-estar, dores musculares (mialgia) e dor de cabeça (cefaléia).

Na gripe, os sintomas são mais intensos e costumam aparecer aproximadamente 24 horas depois do contágio, e podem ser: febre geralmente acima de 38ºC,  dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, prostração (fraqueza), tosse seca, dor de garganta, espirros e  coriza. Podem apresentar, ainda, pele quente  e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes.

Hospital Antônio Prudente mantém quatro pediatras na escala

Pensando em oferecer mais conforto aos pacientes, o Hospital Antônio Prudente, localizado no Alecrim, mantém quatro pediatras na escala da urgência e emergência da unidade. “Isso reduz o tempo de espera pelo atendimento. O paciente aguarda em média 15 minutos para a consulta, tempo tolerável”, explica Lyz Helena Aires, diretora médica da unidade. O Antonio Prudente também disponibiliza quatro clínicos plantonistas na urgência adulto. “Normalmente as urgências médicas disponibilizam apenas dois médicos no plantão”, explica a diretora.

Para dar celeridade ao processo de permanência do paciente no ambiente hospitalar o Antônio Prudente possui o médico Líder de Plantão, responsável pelo acompanhamento dos pacientes que estão no setor de Observação. Essa prática é comum em grandes hospitais do país.  “Este profissional avalia e acompanha constantemente o paciente que está em observação para minimizar o tempo de permanência do paciente dentro da unidade de saúde, diminuindo o tempo de espera pelos procedimentos”, afirma a diretora-médica da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário