Pages

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Outubro Rosa: população jardinense faz caminhada pela prevenção do câncer de mama

CaminhadaEm Jardim do Seridó, centenas de moradores do município participaram na tarde/noite desta quarta-feira (29) de uma caminhada, seguida de palestra para alertar sobre os riscos e a necessidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A realização foi da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio de todos os profissionais de saúde.

Vestidos com roupas cor de rosa, mulheres e homens de todas as idades saíram pelas ruas da cidade com o objetivo de conscientizar as mulheres, especialmente aquelas com idade acima de 40 anos, sobre a importância da mamografia, o exame que detecta a doença. A caminhada faz parte do movimento Outubro Rosa, realizado em todo o país, e que estimula ações de prevenção contra o câncer de mama.

A caminhada teve início na Praça Joaquim Baltazar (Rodoviária) e foi concluída no Centro Clínico Dr. Marino Silva, aonde aconteceu palestra educativa sobre a prevenção do câncer com o médico cubano, Dr. Rafael Henrique. Como também, testes de sífilis e HIV, autoexames das mamas, apresentação de Zumba (prática que mistura ritmos dançantes com exercícios aeróbicos) e sorteios de brindes para os participantes.

Entre os sintomas deste tipo de câncer estão as alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Sobre a prevenção, a secretária municipal de Saúde, Dra. Talita Moura destacou que a mamografia (radiografia da mama) é um dos mais importantes exames na prevenção do câncer de mama, já que permite a detecção precoce da doença e mostra lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). “Porém, a maneira mais simples de prevenção é a realização do autoexame das mamas e qualquer dúvida as mulheres devem procurar um médico numa unidade de saúde mais próxima”, informou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário