Pages

terça-feira, 25 de novembro de 2014

EMPARN vai inaugurar complexo de unidades de pesquisa no Jiqui

Na próxima quinta-feira (27), a partir das 9 horas, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do governador eleito Robinson Farias, entre outras autoridades do Estado e convidados nacionais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai inaugurar um complexo de unidades de pesquisa. A Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira funcionará na Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, no Jiqui, na avenida Eliza Branco Pereira dos Santos, s/n, Parque das Nações, em Parnamirim.

O prédio da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico ocupa uma área 1.426,70m2 onde funcionarão o Laboratório de Água, Solo e Planta; salas de pesquisadores das áreas de produção animal, produção vegetal e aquicultura; serviço de transferência de tecnologia e comunicação; biblioteca, auditório, sala de reunião, banheiros, diretoria e setores administrativos (jurídico, contabilidade e finanças, recursos humanos, compras e serviços/almoxarifado).


Além da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira, a Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria contará com um complexo de obras formado por: Unidade de Treinamento para técnicos e produtores, com área de 865m2, com alojamentos para vinte pessoas, três salas de aula, salas de apoio, cozinha e refeitório; Unidade Agroindustrial (800m2) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com envase e beneficiamento de água de coco, processamento de ração e aproveitamento de resíduos de produtos agrícolas; galpões para máquinas, equipamentos, veículos e implementos agrícolas (800m2); armazém para insumos e produtos agrícolas (400m2); pórtico  e via de acesso (6.000m2) aos laboratórios e unidades de treinamento.

O complexo de obras foi construído com recursos da ordem de R$ 4 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Embrapa). Além das obras, foram adquiridos com os recursos PAC Embrapa móveis, equipamentos, veículos, equipamentos de informática e de laboratório, entre outros, no valor de R$ 2,2 milhões.  Ao entrar em funcionamento, a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira se torna um marco na história da agropecuária do Rio Grande do Norte, pelo que representa para o progresso e apoio à pesquisa científica agropecuária no Estado.

REUNIÃO DO CONSELHO DE EMPRESAS DE PESQUISA

Além da inauguração das obras, também acontecerá, a partir das 14 horas, a reunião do Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA), formado pelos dirigentes das empresas estaduais de pesquisa. Já confirmaram presença 15 dirigentes, principalmente pesquisadores que atualmente ocupam cargos nessas empresas. Será a primeira reunião do Conselho fora da sua sede (Brasília). O tema principal é “Conjuntura e expectativas da pesquisa agropecuária dos estados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário