Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pluviômetro da EMPARN registra chuva de quase 90 milímetros em Jardim do Seridó

20150423_073614As chuvas caídas na tarde e noite desta quarta-feira, dia 22 de abril, foram bastante generosas e banharam todo o município de Jardim do Seridó. Tivemos relatos de populares de precipitação pluviométrica na Zona Rural de até 120 milímetros e na cidade chegou a ser registrado, 115 mm no Bairro Bela Vista. No entanto, pelo pluviômetro oficial da EMPARN foi registrado 89.2 milímetros.

Acontece que a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) só reconhece como registro oficial de Jardim do Seridó, os dados coletados pelo pluviômetro instalado na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca no Centro da cidade. A leitura é feita diariamente às 7 horas da manhã e segue rigorosamente as orientações do Setor de Meteorologia da EMPARN. 

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Janildo Dantas que pessoalmente coletou os dados no início desta manhã, a chuva de 89.2 mm ontem foi a maior precipitação pluviométrica esse ano em Jardim do Seridó, registrado pelo pluviômetro oficial da EMPARN. Até então, a maior chuva tinha ocorrido no dia 10 de abril quando choveu 54 milímetros.

O secretário Janildo Dantas informa que no acumulado de 2015, as precipitações somam até a presente data 324.5 milímetros, faltando apenas 55.1 mm para atingir o total registrado no ano passado que chegou a 379.6 milímetros. Ele ainda disse que tomou conhecimento que até o início desta manhã, a Barragem Passagem das Traíras, principal reservatório que abastece a cidade de Jardim do Seridó havia aumentado o seu volume d’água em 30 centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário