Pages

terça-feira, 26 de maio de 2015

Henrique Eduardo Alves participa de reunião de turismo na Croácia

Encontro da Organização Mundial do Turismo será o último antes das eleições para novos membros do Conselho Executivo do órgão, em setembro

O Ministro do Turismo, Henrique Alves, participa, nesta quarta-feira (27), da abertura da 100ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na quinta (28), Alves permanece no evento durante todo o dia, onde se reunirá com líderes de diversos países. O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante próximos quatro anos.

No início de 2015, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas. O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje presidido por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão, de 2004 a 2005 na qualidade de membro, de 2006 a 2007, de observador (com direito à palavra e sem direito a voto) como presidente da Comissão Regional da OMT para as Américas, e de 2008 a 2015, novamente como membro. Além disso, o brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

Eleição

Segundo os Estatutos da OMT, a metade dos membros do Conselho Executivo é eleita pela Assembleia Geral, de dois em dois anos, para um mandato de quatro anos. O Estatuto também menciona que o número total de Membros Efetivos da OMT determina o número de cargos do Conselho, calculados na razão de um para cinco Membros, de acordo com a distribuição geográfica dos mesmos nas Comissões Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário