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terça-feira, 30 de junho de 2015

Comissão de Infraestrutura vai discutir investimentos no Porto do Açu‏

imagem_materiaOs investimentos em infraestrutura de logística destinados ao Complexo Industrial do Porto do Açu serão tema de audiência pública nesta quarta-feira (1º), a partir das 8h30, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A comissão, que é presidida pelo senador Garibaldi Filho, receberá Eduardo Parente, diretor-presidente da Prumo Logística Global, empresa responsável pelo empreendimento para falar do andamento da obra. 

Os internautas poderão encaminhar perguntas ou emitir opiniões acessando o link http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=4288/ Perguntas também poderão ser enviadas pelo telefone 0800-612211 (Alô Senado). A ligação é grátis. 

O Complexo Industrial do Porto do Açu é um dos maiores investimentos em logística em andamento no Brasil. Com 90 quilômetros quadrados, está localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, estrategicamente próximo à Bacia de Campos, onde quase 80% do petróleo brasileiro é produzido. A audiência pública será interativa. 

Em operação, o porto possui 17 quilômetros de cais e até 23 metros de profundidade, com capacidade para receber até 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte. No local, estão previstas a instalação de indústrias do polo metal mecânico, estaleiros, base para tratamento de petróleo e outras atividades produtivas.

O Porto do Açu também está no eixo de influência da ferrovia Rio de Janeiro-Vitória, que prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões em mais de 572 quilômetros de extensão. Esses investimentos foram recentemente incluídos no Programa de Investimento em Logística 2015-2018, anunciado pelo governo federal.

Por tudo isso, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do requerimento para realização da audiência pública, destacou a importância de se acompanhar a realização da obra.

— Investimentos em infraestrutura são determinantes para o aumento da competitividade da economia. No caso brasileiro, tornam-se ainda mais importantes dados os altos custos atuais para movimentação de cargas, o que pressiona a capacidade exportadora brasileira. Somente com pesados investimentos em infraestrutura será possível reverter esta situação — explicou o senador no texto do requerimento.

(Com informações da Agência Senado)C

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