Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Artista lança fotolivro sobre a figura do Vaqueiro potiguar e gaúcho

Ao ganhar o XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, um dos mais importantes do segmento, Pablo Pinheiro aprofundou a sua reflexão sobre um ícone brasileiro: o vaqueiro tradicional.

Por meio da linguagem fotográfica ele vem investigando a presença do vaqueiro em seu contexto rural desde 2010. A vivência do artista com a atividade pecuária centenária no Brasil começou na Caatinga e se estendeu à Pradaria onde mirou com a câmera do vaqueiro sertanejo do Rio Grande do Norte Pablo ao gaúcho do Rio Grande do Sul.

A narrativa visual será revelada no fotolivro “RIO GRANDES”, resultado do projeto “Uma Tradição nos Rio Grandes – a imagem do Vaqueiro Contemporâneo em transição”, com edição de imagens de Rosely Nakagawa e distribuição gratuita pela internet.

A ação envolve palestras em vários estados durante o mês de agosto. A pesquisa de campo foi motivada por uma inquietação: em que medida o ritmo intenso da era da informação e da tecnologia interfere em uma tradição?

Em seu processo criativo e produtivo Pablo desmistifica cenas projetadas no seu próprio imaginário. Em sua jornada tenta decifrar o tempo, o homem e o seu meio. O projeto será lançado em Natal dia 28 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário