Pages

quinta-feira, 31 de março de 2016

São João de Mossoró pode integrar exposição em capitais europeias

Solange Portela e Aninha Costa no estande do RNO Rio Grande do Norte tem sido um dos destaques na WTM Latin América, feira de turismo que acontece este ano em São Paulo. E além da participação com dois estandes e presença do governador Robinson Faria, o Estado potiguar também tem sido presença na programação paralela do evento, a exemplo da reunião e oficina do Brasil Junino, que aconteceu nesta quarta-feira (30) e discutiu uma exposição itinerante dos principais são joãos brasileiros por quatro capitais europeias, entre eles, o de Mossoró Cidade Junina.

A oficina foi promovida pelo Ministério do Turismo. O RN esteve representado pela subsecretária de Turismo, Solange Portela. O objetivo foi discutir o produto turístico relacionado aos festejos juninos brasileiros. Na reunião foi apresentada a proposta da Exposição Itinerante que acontecerá em quatro capitais europeias (Madrid, Paris, Roma e Lisboa) durante o período de 4 de junho a 24 de julho deste ano, sendo dez dias em cada cidade. Sete cidades brasileiras foram selecionadas, entre elas, Mossoró.

“Ficou combinado que cada estado junto à cidade da festa junina deverá enviar material fotográfico, vídeo e figurinos usados nas festas para compor a exposição. Tudo isso organizado pela empresa. Ao final da exposição, nos dias 29, 30 e 31 de julho, haverá uma ‘festa junina’ em Lisboa, com a participação de representações das quadrilhas das cidades participantes da exposição, como mostra da gastronomia”, relatou Solange Portela, que participou da reunião junto com a subcoordenadora de Meio Ambiente da Setur, Trizana Cavalcanti.

Solange participou, ainda nesta quarta, da 88ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), cuja pauta incluiu a eleição da nova diretoria e posse do novo presidente do Fórum, o secretário do Rio de Janeiro, Nilo Félix. A reunião discutiu ainda temas, como: aviação regional, feiras nacionais, regionalização do turismo, promoção internacional, liberação de cassinos, liberação de visto e a Casa Brasil (participação durante as Olimpíadas).

“A criação dos grupos de trabalho é positiva por possibilitar maior agilidade para tomada de decisões junto aos órgãos federais de temáticas de interesse de todos os Estados”, comentou a subsecretária. Também nesta quarta, o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar, representou a Setur RN na reunião do Conselho de Turismo do Nordeste (CTI/NE), além de rodada de negócios no estande do RN junto à presidente da Emprotur, Aninha Costa. A WTM segue até esta quinta (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário