Pages

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Conheça os cuidados para manter uma boa pressão arterial

Natal, 22 de abril de 2016 – No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, doença cardiovascular que atinge cerca de 35% da população brasileira. Também conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. O dia é um alerta aos indivíduos com predisposição genética e estilo de vida inadequado.

Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar está acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na maioria das vezes, não provoca sintomas, como dores de cabeça, tonturas e mal-estar.

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial está e se mantém maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissionais capacitados.

Segundo a nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny Cristina, a falta de cuidados com a alimentação está diretamente relacionada ao aumento dos casos de hipertensão, assim como pessoas com excesso de peso, ingerem muito sal, não praticam atividades físicas e consomem bebida alcoólica em excesso.

A nutricionista alerta que os brasileiros consome cerca de 12 gramas de sal, quase 2,5 vezes mais do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde. “A recomendação diária de sal é de 1 grama de sal de cozinha que contém 400mg de sódio. Quando se consome muito sódio, existe o aumento de líquido plasmático , com isso aumento de dilatação dos vasos sanguíneos , por isso ocorre a pressão alta”, esclareceu.

A especialista sugere que a alimentação, de maneira geral, deve ser mais rica em verduras, legumes, frutas e cereais, sempre preparados com pouco sal e evitar o uso de temperos industrializados, molhos prontos para salada entre outros tipos de condimentos. Ela enfatiza que o uso de chás e alimentos ricos em fibras são aliados para o controle da hipertensão.

Cuidados para manter a pressão normal:

• Controlar o estresse;

• Reduzir o peso corporal;

• Reduzir o consumo de álcool;

• Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, etc;

• Abandonar o tabagismo;

• Exercitar-se regularmente;

• Evitar drogas que elevam a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário