Pages

sábado, 23 de julho de 2016

Emparn promove Dia de Campo em parceria com Seara e Emater

Na próxima terça-feira, dia 26 de julho, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Emparn, vai promover um Dia de Campo da Palma Forrageira na Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino. O evento, marcado para começar às 9h, vai contar com a presença de autoridades como o Governador Robinson Faria, o Secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, o Secretário Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Raimundo da Costa Sobrinho, o Secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno, além do Diretor-Presidente da Emparn, Alexandre de Medeiros Wanderley e da Diretora Geral da Emater, Cátia Lopes.

No primeiro momento, o coordenador de Produção Animal da Emparn, Guilherme Ferreira da Costa Lima, fará a apresentação do Projeto Palma para o RN, que se constitui em um segmento de pesquisa com palma forrageira irrigada e adensada e um de transferência de tecnologia, com a criação de 20 unidades demonstrativas de 0,2 hectares, instaladas em fazendas de produtores rurais com o objetivo de produzir e distribuir aos pequenos produtores raquetes de palma tolerantes à Cochonilha do Carmim, praga que vem dizimando muitas plantações no Nordeste. O projeto é fruto de um convênio entre a Emparn, o MDA e o Banco do Brasil. Durante o dia de Campo, será feita a entrega simbólica de unidades irrigadas nos municípios de Afonso Bezerra, Angicos, Jandaíra, Lajes, Parazinho e Taipu.

Em seguida, a palavra será passada para Cátia Lopes, Diretora Geral da Emater, que vai entregar kits do Programa Compra Direta a 21 municípios: Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Extremoz, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Macaíba, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros. O Programa Compra Direta promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, e possibilita a inclusão sócio-produtiva no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar no RN. O Governo do Estado, com apoio financeiro do Governo Federal, adquire pelo preço de mercado os produtos dos agricultores familiares. São comprados itens como frutas e hortaliças, derivados do leite, carnes e produtos beneficiados (bolos, doces, biscoitos, etc). Os alimentos são repassados para creches, escolas e hospitais públicos, associações de idosos e outras instituições de assistência social.

O Secretário Raimundo da Costa Sobrinho, da Seara, vai entregar cerca de 400 títulos de propriedade de terra a agricultores familiares da região. O trabalho de regularização fundiária é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e está contemplando treze municípios da região do Alto Oeste e do Mato Grande. São eles: Venha-Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, São Miguel do Gostoso, Jardim de Angicos e João Câmara. Além destes quase 400 títulos, a meta é que até o fim deste ano, sejam entregues mais 500 documentos, desta vez, para a região do Alto Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário