Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Coligação pede impugnação de pesquisa em Caicó, feita pela SETA

O advogado Danilo Lopes, que representa os interesses da coligação “Caicó tem Jeito”, que tem Judas Tadeu (PROS), candidato a prefeito de Caicó, ingressou com impugnação e pedido de liminar na Justiça Eleitoral para que seja proibida a divulgação de pesquisa feita pelo Seta – Instituto de Pesquisa LTDA – ME.

A referida empresa foi a campo nos dias 24 e 25 de setembro, aplicando 400 questionários e a divulgação está prevista para acontecer no dia 29 de setembro.

O representante da coligação diz na ação que a empresa pesquisadora deixou de apresentar o detalhamento dos bairros e comunidades rurais nos questionários. “Ora, o plano amostral exige, para pedido de registro, informações quanto ao número de entrevistados por bairros, áreas e comunidades rurais, é o que diz o artigo 33, inciso IV da Lei 9.504/97). No caso, as áreas censitárias, não foram sequer identificadas. Não há também, clareza nos critérios de escolha das localidades e, o pior, não são conhecidos os números de questionários a serem aplicados em cada área censitária“, disse.

A coligação também questiona o fato de o próprio instituto, “para a surpresa de todos“, ser o provedor da pesquisa, sem que tenha qualquer sócio residente ou vinculado a Caicó ou qualquer outra motivação para ter sido responsável pela sua realização. “Isso causa estranheza. A informação registrada pela própria empresa representada é um fundado indício a apurar… 

Qual o interesse comercial da empresa em bancar as despesas de uma pesquisa no Município de Caicó?“, questiona o advogado.

Outro detalhe demonstrado na ação pelo advogado, é que a margem de erro da pesquisa ora impugnada, suscita dúvidas, pois ao menos intuitivamente, sabe-se quanto maior a amostragem pesquisada, menor a margem de erro, e vice-versa.“Deste modo, a margem de erro da pesquisa ora impugnada, de apenas 3%, em tese, é desproporcional para uma consulta de apenas 400 questionários, num universo de mais de 41 mil eleitores“.

Por Sidney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário