Pages

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Decoração natalina de Natal, capital do Rio Grande do Norte, possui a maior árvore de Natal do país com 112 metros de altura

Alameda Roberto Freire 2- Foto Émelly Varela (10)Fundada em 25 de dezembro de 1599, Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é considerada um dos principais destinos turísticos do país, nesta época de final de ano. A cidade que é banhada por belas praias, possui clima agradável e povo hospitaleiro, ganha um encanto ainda maior durante o período natalino. Este ano, a Prefeitura do Natal apostou, novamente, em uma diferenciada decoração natalina, que além dos principais corredores turísticos está abrangendo diversos bairros da cidade e várias praças da capital. 

Desta forma, a bela Natal, não por acaso, está ainda mais atrativa. Um bom exemplo de como a comunidade ficou satisfeita pode ser visto no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, Zona Norte da capital potiguar. O lugar recebeu uma decoração especial para o período e uma árvore natalina de 40 metros de altura, se tornando em um verdadeiro centro de convivência entre as famílias. “Além de ser uma data histórica, a decoração e iluminação especiais do período natalino proporcionam à população entrar no clima do Natal, movimentando a cidade, o comércio, fomentando a economia e potencializando nossa cidade como um importante destino turístico", enfatiza o secretário de Serviços Urbanos Antônio Fernandes.

A decoração natalina deste ano segue o projeto “Natal em Natal - Cidade da luz”, vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal. O projeto foi encabeçado pelos arquitetos Rafael Oliveira Fernandes, Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte, que receberam uma premiação de R$ 50 mil.

O “Natal em Natal – Cidade da luz” contempla a simbologia dos Reis Magos, com elementos simbólicos que proporcionaram uma decoração natalina original, bonita e bastante atrativa para a população da cidade e visitantes do período. As cores predominantes são o branco e o dourado/amarelo, que darão uma abordagem mais contemporânea à decoração e transmitem a ideia de luz. Enquanto o branco simboliza a paz, calma e pureza, o amarelo/dourado como cor mais expressiva, representa a vida.

O projeto abrange as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e possui seis alamedas temáticas localizadas nas principais avenidas da capital. A decoração natalina é dividida em três lotes: peças institucionais recuperadas oriundas de outras decorações natalinas, as três arvores natalinas (Árvore de Mirassol, Árvore no entorno do Nélio Dias e Árvore do Parque dos Coqueiros –localizada no Espaço de Lazer Marinho Chagas) - e a Casa do Papai Noel (Mirassol) e as peças oriundas do projeto vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal, intitulado “Natal em Natal – Cidade da luz”.

Para a decoração natalina deste ano foram investidos R$ 3,9 milhões. A verba destinada à decoração natalina é  vinculada, oriunda da Cosip, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, e voltada exclusivamente para serviços de iluminação pública, como é o caso da decoração natalina. 

ÁRVORE DE MIRASSOL - Um dos marcos da decoração natalina da capital potiguar é a tradicional Árvore de Natal de Mirassol. A estrutura impressiona, já que a árvore possui 112 metros de alturacom duas camadas, sendo a externa composta por uma espiral que se afila até a estrela localizada ao topo da árvore, e a segunda composta toda de LED com efeitos variados. A árvore possui três configurações: a primeira consiste no efeito estrobo, quando toda a árvore brilha com efeito de estrela piscando; a segunda é o efeito da espiral, quando essa faz o movimento de baixo para cima até atingir a estrela, que ilumina a camada de fios interna, fazendo-a brilhar; a terceira é quando a camada interna ascende amarelo e a espiral ascende em branco dando um contraste entre elas. 

Além da Árvore de Mirassol, a cidade possui duas outras árvores natalinas localizadas na Zona Norte: uma no entorno do Ginásio Nélio Dias e outra no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, ambas com 40 metros de altura.

PRAÇA DA ÁRVORE

A Praça da Árvore do Mirassol possui a Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho recebe as crianças, das 18h às 22h, sempre às sextas, sábados e domingos. Também desde o mês de novembro, o espaço sedia uma Feira de Gastronomia, Arte e Cultura, que seguirá até a primeira quinzena de janeiro com o melhor da culinária gourmet, artesanato, apresentações culturais e shows musicais. Com todos esses diferenciais, a Praça da Árvore de Mirassol se tornou um cartão postal de Natal, atraindo não só as famílias potiguares como os turistas que visitam a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário